quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SASQUATCHES À SOLTA 2

Oi!!!

O 2º post da série sobre filmes de terror de sasquatches é Abominable, lançado no Brasil como O Abominável.
Foi dirigido pelo Ryan Schifrin e escrito em dupla entre ele e o James Morrison.
A intenção do Ryan ao fazer esse filme era criar uma versão de terror de Rear Window (1954), lançado no Brasil com o título de Janela Indiscreta.
Pra isso, ele tinha que mostrar um personagem que tivesse preso a uma cadeira de rodas e olhando a casa do vizinho através de binóculos. E nisso, ele veria um monstro matando alguém da casa vizinha, mas não poderia fazer nada pra interferir, devido às condições físicas em que se encontra (ou seja, o mesmo roteiro de Rear Window, só que com o vilão humano sendo substituído por um monstro).
Como o roteiro se passaria numa região florestal dos Estados Unidos, o monstro escolhido pra aparecer no filme foi o sasquatch... É que, se usassem outro monstro, teriam que explicar o que é esse monstro, por quê ele tava ali e tal. Mas com o sasquatch, que já faz parte do Folclore Norte-Americano, não teria isso: ele simplesmente tá ali porque tá ali e acabou. Não precisa dar mais explicações.
Bom, levando tudo isso em conta, o Ryan conseguiu produzir o filme, que foi lançado nos Estados Unidos em Abril de 2006.
Aliás, ele faz uma pequena participação especial (sem texto) no início do filme, como um frentista de um posto de gasolina.
Pra quem quiser ver o trailer do filme (em Inglês), lá vai o link:



Bom, Abominable começa mostrando um homem e uma mulher acordando de madrugada ao ouvir barulhos estranhos. E saem da casa deles, numa região florestal, pra investigar o que é.
Lá fora, junto com o cachorro deles, eles encontram a carcaça de um cavalo no chão. E o cachorro, ouvindo alguma coisa rosnar no meio de um arbusto próximo, corre até lá e desaparece na escuridão.
Segundos depois, eles veem um enorme vulto peludo no meio do arbusto próximo olhando pra eles.
E correm de volta pra casa...
Eles ficam escondidos lá enquanto veem a sombra da criatura dando uma volta ao redor da casa e depois indo embora. E ao saírem de novo pra verem o que é, encontram estranhas pegadas na neve.
Aí vêm o título do filme e os créditos iniciais. E 6 meses depois da cena anterior, vemos um homem chamado Preston voltando pra cidade natal dele, chamada Flatwoods, na companhia do enfermeiro casca grossa dele, chamado Otis.
Logo ficamos sabendo que o Preston tem péssimas recordações daquele lugar: há alguns anos, enquanto tentava escalar um rochedo na floresta da cidade junto com a esposa, eles sofreram um acidente no qual ela morreu e ele ficou paraplégico.
Mas o Preston e o Otis não vão ficar propriamente na cidade, e sim no chalé do Preston, no meio da floresta.
De qualquer forma, os habitantes da cidade ficam meio chocados ao ver o Preston ali enquanto eles passam pela cidade... Aparentemente, todos tão meio espantados com o fato de ele ter sobrevivido, já que o acidente foi muuuuuito sério!
Mas é nesse momento que vemos que um dos habitantes tá lendo um jornal que menciona um misterioso monstro atacando as fazendas locais. E levanta a hipótese de que seja um sasquatch...
Então, sim: foi em Flatwoods que aconteceu a aparição do monstro no início do filme.rs
Bom, logo depois que eles chegam, o Otis, que demonstra que não tá nem aí pro Preston, revolve sair pra dar uma volta, deixando o outro sozinho no chalé.
Pouco depois, o Preston sente estranhos tremores ali, como se alguma coisa ali perto tivesse dando passos tão pesados que fizesse tudo estremecer!
Mas a atenção dele acaba sendo desviada prum grupo de 5 garotas que tão chegando no chalé vizinho, a uns 10 metros de distância do chalé dele.
Ao anoitecer, o Preston chega numa janela do chalé e vê que alguma coisa derrubou o poste responsável pela linha de telefone ali do lado, deixando os chalés sem telefone.
Minutos depois, uma das garotas, chamada Karen, sai do chalé com o celular dela pra tentar ligar pra alguém. E o Preston, chegando na varanda do chalé, vê ela saindo, mas percebe alguma coisa se mexendo nos arbustos ao lado dela.
Mas, enquanto ele limpa o binóculo dele pra ver o que é, um vulto peludo sai dali e pega a garota! E quando ele olha de novo, ela simplesmente sumiu, ficando só o celular dela caído no chão!
Ele começa a chamar as garotas aos gritos, mas, ao verem ele olhando pro chalé delas segurando um binóculo, pensam que ele é um tarado que tá espiando elas e se fecham lá dentro.
Segundos depois, continuando a observar os arbustos onde a garota sumiu, ele vê uma cara monstruosa olhando pra ele dali!
Meio paralisado de pânico, ele vai movendo a cadeira de rodas devagar até voltar pra dentro do chalé. E lá, ele se tranca e desliga as luzes.
Depois, sem ter outra forma de pedir ajuda, ele decide ir pro computador e mandar um e-mail pra delegacia de Flatwoods. Mas, sem saber exatamente o que dizer, explica que a garota da casa ao lado foi pega por uma “criatura”.
Enquanto ele prepara o e-mail, um vulto se aproxima dele por trás... Mas é só o Otis, que voltou.
Ele vê o e-mail que o Preston ia mandar e, ao ouvir ele contar o que viu, o Otis acha que o Preston tá tendo alucinações. E resolve trancar a porta da varanda e guardar a chave com ele, pra impedir que o Preston saia e se machuque.
Mesmo assim, ele chega a mandar o e-mail.
Enquanto isso, um pequeno grupo de habitantes da cidade se reúnem na floresta, decididos a encontrar e matar o misterioso monstro que ronda a região (um deles, inclusive, é o homem que teve o cavalo e o cachorro mortos no início do filme).
A câmera em 1ª pessoa mostra que a criatura tá andando em volta deles e rosnando. E um deles escuta o barulho, ao mesmo tempo em que começa a sentir um cheiro estranho (várias pessoas que dizem ter visto sasquatches na vida real afirmam que eles tinham um cheiro estranho e o diretor resolveu aproveitar isso no filme).
Outro dos homens, ao andar pela floresta, acaba encontrando um rastro de sangue no chão que vai dar numa caverna... Ele entra lá e vê que a caverna tá cheia de esqueletos de animais e, aparentemente, alguns esqueletos humanos também.
Nesse momento, alguma coisa agarra o pé dele... É a Karen, mortalmente ferida e terminando de morrer. E logo alguma coisa puxa ela pra escuridão da caverna.
O homem dá um tiro na direção onde parece que a criatura tá, mas isso não produz nenhum efeito. Então, ele volta correndo pra junto dos outros, que começam a atirar a esmo nas árvores ao redor deles. Mas o monstro, em ataques rápidos, vai matando um por um. E numa cena de menos de 1 segundo, finalmente vemos a cara dele.
Apesar da aparência do monstro ter sido criticada por alguns sites, eu achei que funcionou muito bem: de todos os filmes de terror de sasquatches que eu já vi, esse foi o que apresentou o monstro com uma aparência mais assustadora.
Bom, momentos depois, enquanto são observadas de binóculo pelo Preston, que tá numa janela do chalé dele, as 4 garotas finalmente percebem a ausência da Karen. E saem pra procurar ela, enquanto são observadas pelo sasquatch de alguns metros de distância.
Depois de uma briga, elas acabam entrando. E uma delas, chamada Tracy, vai tomar um banho, ainda sendo espreitada pelo sasquatch, enquanto as outras ligam o rádio no volume máximo e ficam ouvindo música.
O Preston chama o Otis e tenta mostrar a ele o que tá acontecendo. Mas, nos segundos exatos em que ele chega na janela, o sasquatch fica numa posição atrás do outro chalé em que não dá pra ser visto. E aí ele continua achando que o Preston tá tendo alucinações e deixa pra lá.
Mas o sasquatch agarra a Tracy através da janela do banheiro e puxa ela pra fora do chalé, matando ela ao fazer isso. E as outras não escutam nada por causa da música.
Em pânico, o Preston continua chamando o Otis e descrevendo o que ele tá vendo. Mas o enfermeiro acaba dando uma porrada no Preston e decidindo dar um sonífero a ele.
Só que, no último segundo, o Preston é mais rápido, arranca a seringa com o sonífero da mão do Otis e dá a injeção de sonífero no pescoço dele, fazendo o enfermeiro cair desmaiado em poucos segundos.
Depois disso, o Preston resolve voltar pra janela, mas vê o monstro na própria janela olhando direto pra ele!
E com o susto, ele cai da cadeira de rodas, bate com a cabeça no chão e desmaia.
Ele acorda alguns minutos depois e... nada aconteceu. O sasquatch simplesmente foi embora (o que fica sem explicação: o monstro teve 2 chances de pegar ele e não fez nada!).
Bom, ele consegue subir de volta na cadeira de rodas e vai até a cozinha, onde pega um facão pra se defender.
Depois, ele vai até o computador pra ver se a polícia respondeu o e-mail dele. E realmente responderam. Mas apenas advertindo ele pra não enviar “e-mails de trote”, pois isso constitui crime.
Enquanto isso, no chalé vizinho, as garotas começam a estranhar a demora da Tracy em sair do banho e vão dar uma olhada no lado de fora do chalé, onde encontram a parede do banheiro arrebentada e veem que a Tracy sumiu. E em pânico, resolvem entrar e chamar a polícia pelo celular.
Ouvindo os gritos delas, o Preston vai até a janela e vê o sasquatch rondando o chalé delas. E ele pega um enfeite de ferro que tem no chalé e joga contra o monstro. Mas esse só para por alguns segundos, olha pra ele na janela e continua seguindo pro chalé das garotas, onde arromba a porta e entra. E elas não percebem, porque tão no 2º andar do chalé.
O Preston chega na janela e grita o mais alto que pode até chamar a atenção delas. E quando elas saem na janela, ele consegue explicar mais ou menos o que tá havendo, enquanto o sasquatch procura elas no 1º andar.
Ouvindo o barulho lá embaixo, elas começam a se esconder pela casa. Mas o sasquatch vai achando e matando elas, até que só uma dela, chamada Amanda, consegue escapar. E ouvindo os chamados do Preston pra ela correr pro chalé dele, ela faz isso.
Eles se trancam lá e, olhando pela janela logo depois, o Preston vê que o monstro foi embora, levando os cadáveres das garotas.
Depois que conseguem se acalmar, eles se armam com o que encontram no chalé, como cordas e um machado. E a Amanda vai pro computador mandar outro e-mail pra polícia, dessa vez alegando que um louco assassino tá atacando o chalé, achando que assim a polícia vai levar a sério que eles tão em perigo. Mas alguma coisa corta a luz da casa e o computador desliga.
Eles percebem que o sasquatch tá andando perto da porta principal do chalé. Então, eles têm que fugir pela varanda, que fica do outro lado, mas que tem a parte externa vários metros acima do chão.
Usando a corda e as habilidades de alpinista que tem, o Preston desce primeiro. Mas quando a Amanda se prepara pra descer, o sasquatch invade o chalé. E quando ela começa a descer, o monstro puxa ela pra cima.
Mas aí o Otis acorda e, vendo a cena, dá um golpe de machado nas costas do sasquatch.
Furioso, o monstro solta a Amanda, que consegue escapar e arrastar o Preston até o carro. Mas o Otis, agarrado pelo sasquatch, tem a cara arrancada por ele com uma mordida, caindo morto.
O Preston e a Amanda tentam fugir de carro. Mas o sasquatch ataca eles e acaba fazendo eles baterem numa árvore, no que a Amanda é jogada pra fora do carro e desmaia.
O sasquatch, ainda com o machado cravado nas costas, vai andando até ela. Mas o Preston começa a buzinar com o carro, fazendo o monstro ficar completamente desorientado com o barulho. E quando ele fica atrás do carro, o Preston dá ré, imprensando ele contra o troco de uma árvore e fazendo o machado terminar de entrar nas costas dele como o impacto.
Depois disso, o Preston sai do carro e vai rastejando até a Amanda.
Ela acorda e, depois de alguns segundos, consegue se levantar e ir arrastando o Preston até uma estrada próxima, enquanto o sasquatch finalmente morre.
Na estrada, eles encontram um policial que tava fazendo uma ronda e que leu o e-mail que o Preston tinha mandado antes. E eles explicam o que aconteceu ao policial, que chama uma ambulância e pede reforços.
Depois que a ambulância leva o Preston e a Amanda, alguns policiais resolvem ir até os chalés pra investigar o que o Preston contou. Mas ninguém acha nenhum vestígio dos cadáveres do sasquatch nem dos humanos que ele matou!
Logo depois, eles ouvem alguma coisa andando entre as árvores e começam a sentir um cheiro estranho... Pouco depois, ouvindo um rosnado, eles viram as lanternas na direção do som e veem outro sasquatch entre os arbustos olhando pra eles.
E segundos depois, vários outros pares de olhos iguais aos do sasquatch aparecem brilhando na escuridão ao redor dele.
E o filme acaba.

The 2nd post of the series about sasquatch-horror films is Abominable.
It’s a Ryan Schifrin’s film. And he scriptwrote it alongside James Morrison.
Ryan’s intention with this film was producing a horror version for Rear Window (1954).
For this, he had to show a character in a wheelchair and looking at the neighbor’s house through binoculars. And because of that, he would see a monster killing someone next door, but he could do nothing to interfere, due to his physical conditions (ie, a script similar to Rear Window’s, but with the human villain being replaced by a monster).
As the story would take place in a forested region of the States, the monster chosen to appear in the film was a sasquatch… It’s because, if they would use another monster, they would have to explain what this monster was, why it was in the woods and so on. But as sasquatches are part of North American Folklore, they could say it was there just because it was there and that’s all. They wouldn’t need further explanation.
Well, after all this, Ryan was able to produce the movie, which was released in the States in April 2006.
By the way, he makes a simple cameo in the beginning of the film, as a silent gas station attendant.
Well, the movie begins by showing a man and a woman waking up at dawn when they hear strange noises. And they leave their house in a forested area to investigate what it is.
Outside, along with their dog, they found the remains of a dead horse on the ground. And the dog hears something growling among the nearby trees, runs up there and disappears into the darkness.
Seconds later, they see a huge hairy figure close to a nearby bush looking at them. And they run back to their house…
They are hidden there while they see the creature’s shadow walking around the house and then leaving. And as they went out again to see what it was, they find strange footprints in the snow.
And 6 months later, we see a man named Preston returning to his hometown Flatwoods in the company of his very rude nurse named Otis.
Soon we learn that Preston has bad memories of that place: a few years ago, as he tried to climb a mountain in the forest near the town along with his wife, they had an accident in which she died and he became paraplegic.
But Preston and Otis won’t stay in the town itself, but in Preston’s cottage in the woods.
Anyway, the townspeople are shocked to see Preston there as they pass through the town… Apparently, everyone is shocked by the fact he’s survived, since the accident was very serious!
But that is when we see a man from the town reading a newspaper that mentions a mysterious beast attacking local farms. And the paper raises the hypothesis that it’s a sasquatch…
So yes: the apparition of the monster that happened earlier in the film was in Flatwoods.rs
Well, soon after they arrive, Otis demonstrates he gives no importance to Preston he: decides to go out for a walk, leaving the other alone in the cottage.
Shortly after, Preston feels strange tremors there. It seems that something nearby is giving such heavy steps it’s doing everything shudder!
But his attention ends up being diverted to a group of 5 girls who are arriving at the neighboring cottage, about 10 meters away from his.
When it starts getting dark, Preston arrives at the cottage window and sees that something destroyed the pole responsible for the phone line right there. Now the cottages have no phone.
Minutes later, one of the girls, named Karen, leaves the cottage with her ​​cell phone to try to call someone. And Preston sees her from his balcony, but he sees also something moving in the bushes beside her.
But while he cleans his lenses to see what it is, a hairy figure jumps from the bushes and gets the girl! And when he looks at there again, he sees only her cell phone on the ground!
He begins to call the girls by shouting. But when they see him looking at their house and holding binoculars, they think he’s a pervert that is spying them and head back inside the cottage.
Most of them will repent for this misconception…
You can click on the link above to watch the trailer.

Nel film Abominable (2006), un uomo chiamato Preston vede un essere strano attaccando la sua vicina Karen nella foresta dove vivono. Ma non può fare molto, perché usa una sedia a rotelle per muoversi.
Lui guarda i cespugli dove la ragazza è scomparsa e vede un volto mostruoso che lo fissa da lì!
Quasi paralizzato dal panico, lui muove la sedia a rotelle lentamente per tornare nella sua casa di campagna. E lì, si blocca e spegne le luci.
Poi, senza un altro modo per chiedere aiuto, decide di andare al computer e inviare una email alla stazione di polizia. Ma senza sapere esattamente cosa dire, spiega che la vicina è stata catturata da una “creatura”.
Mentre lui prepara questo, una figura gli si avvicina da dietro... Ma è solamente Otis, il suo infermiere.
Lui vede l’email che Preston sta per inviare. E quando sente Preston raccontare ciò che ha visto, Otis pensa che lui sta avendo allucinazioni. E decide di chiudere la porta del balcone e tenere la chiave con sé, al fine di evitare che Preston vada lì e faccia male a lui stesso.
Anche così, lui manda l’e-mail.
Nel frattempo, un piccolo gruppo di cittadini si riuniscono nella foresta, determinato a trovare e uccidere un mostro misterioso che hanno visto nelle vicinanze.
C’è qualcosa che cammina intorno a loro e ringhia tra gli alberi. E uno degli uomini ascolta il rumore, mentre comincia a sentire un odore strano.
Un altro di loro, mentre cammina attraverso la foresta, trova una scia di sangue sulla terra che lo porta a una caverna... Lui va lì e vede che la grotta è piena di scheletri di animali e apparentemente anche di alcuni scheletri umani.
In questo momento, qualcosa afferra il suo piede... È Karen, già quasi morta. E poi qualcosa la spinge nel buio della grotta.
L’uomo spara nella direzione in cui crede che la creatura rimane, ma questo non ha nessun effetto. Poi, lui corre di nuovo a dove i suoi amici sono e loro cominciano a sparare senza meta tra gli alberi intorno a loro. Ma il mostro uccide uno per uno in attacchi rapidi. E in una scena da meno di 1 secondo, finalmente vediamo il suo volto.
Nonostante l’aspetto del mostro sia stato criticato da alcuni siti, penso che ha funzionato molto bene: tra tutti i film horror di sasquatch che io abbia visto mai, questo è quello che ha mostrato il mostro con l’aspetto più spaventoso.
Bene, qualche tempo dopo, le amiche di Karen cominciano a cercarla vicino a casa loro. E non si rendono conto che il sasquatch le sta guardando nascosto a pochi metri da loro.
Dopo una lotta stupida, finiscono per entrare. E una di loro, chiamata Tracy, va a avere una doccia, ancora inseguita dal sasquatch. E le altre cominciano ad ascoltare la musica a volume massimo con la loro radio.
Preston chiama Otis e cerca di fargli vedere ciò che sta succedendo. Ma durante i secondi esatti che lui arriva alla finestra, il sasquatch si mette in una posizione dove non si può vederlo. E così, Otis continua a credere che Preston sta solo avendo delle allucinazioni.
Ma il sasquatch afferra Tracy attraverso la finestra del bagno e la tira fuori dalla casa, uccidendola nel processo. E le altre non sentono nulla a causa della musica.
Preston vede tutto e continua a chiamare Otis e descrivere ciò che vede. Ma dopo alcuni secondi l’infermiere pugna Preston e decide di dargli qualcosa per dormire.
Ma all’ultimo secondo, Preston è più veloce, tira fuori la siringa con il soporifero dalla mano di Otis e da l’iniezione di soporifero nel suo collo. Questo fa l’infermiere cadersi inconscio in pochi secondi.
Dopo di che, Preston decide di tornare alla finestra. Ma lui vede il mostro alla sua finestra a guardare direttamente a lui! E con lo spavento, cade dalla sedia a rotelle, colpisce la testa sul pavimento e sviene.
Lui si sveglia dopo pochi minuti e... non è successo niente. Il sasquatch è appena andato via.
Beh, lui può risalire sulla sedia a rotelle e va in cucina, dove lui prende un grosso coltello per difendersi.
Poi si va al computer per vedere se la polizia ha risposto al suo e-mail. E l’hanno davvero risposto. Ma l’hanno avvertito di non inviare “e-mail di scherzo”, perché è un crimine.

Vamos a ver como acaba la película Abominable (2006):
En un chalet en el medio de un bosque en los Estados Unidos, un grupo de chicas ven que 2 de sus amigas están desaparecidas, al mismo tiempo que algo destruyó una pared de la casa. Y en estado de pánico, deciden llamar a la policía por teléfono.
Su vecino Preston, que usa una silla de ruedas para moverse, vio que un sasquatch mató a las 2 chicas. Y ahora él ve que el monstruo está caminando alrededor de la casa de la chicas. Y lanza un aderezo de hierro que tiene contra el sasquatch. Pero esto sólo se detiene durante unos segundos, lo mira en la ventana y continúa siguiendo a la casa de las chicas, donde desglosa la puerta y entra. Y ellas no se dan cuenta, porque están en el segundo piso de la casa.
Preston llega a la ventana y grita lo más fuerte que puede para llamar su atención. Y cuando llegan a la ventana, él puede explicar más o menos lo que está pasando, mientras que el sasquatch las busca en el primer piso.
Al oír el ruido allí, ellas comienzan a ocultarse en la casa. Pero el sasquatch las encontra y mata, hasta que sólo una de ellas, llamada Amanda, logra a escapar. Y ella oye Preston llamándola a esconderse en su casa. Y lo hace.
Ellos se encierran allí y, mirando por la ventana, poco después, Preston ve que el monstruo se fue, junto con los cuerpos de las chicas.
Después de calmarse, ellos se arman con lo que encuentran en la casa, como cadenas y un hacha. Y Amanda va a la computadora para enviar un correo electrónico a la policía, alegando que un asesino loco los está atacando. Pero algo corta la casa de la luz y la computadora se apaga.
Se dan cuenta de que el sasquatch está caminando cerca de la puerta principal de la casa. Así que tienen que huirse por el balcón, que está en el otro lado de la casa, pero que tiene la ventana varios metros arriba del suelo.
Usando la cuerda y las habilidades de escalador que tiene, Preston se va primero. Pero cuando Amanda se prepara para descender, el sasquatch invade la casa. Y cuando ella empieza a bajar, el monstruo se la detiene.
Otis, el enfermero de Preston, llega a este punto. Y al ver la escena, él golpea la parte posterior del sasquatch con el hacha.
Furioso, el monstruo suelta Amanda, que logra a escapar y arrastra Preston hasta el coche. Pero Otis, agarrado por el sasquatch, tiene la cara arrancada por él con una mordida, cayéndose muerto.
Preston y Amanda intentan escapar en coche. Pero el sasquatch los ataca y ellos se estrellan contra un árbol. Y Amanda es lanzada hacia fuera del coche y se desmaya.
El sasquatch, todavía con el hacha clavado en la espalda, camina hacia ella. Pero Preston comienza a tocar la bocina del coche, por lo que el monstruo se queda totalmente desorientado a causa del ruido. Y cuando se pone detrás del coche, Preston da marcha inversa, lo que prensa el monstruo contra el tronco de un árbol y hace que el hacha acabe de entrar totalmente en él como el impacto.
Después de eso, Preston se sale y se va arrastrándose hacia Amanda.
Ella se despierta y, después de unos pocos segundos, puede levantarse e ir arrastrando Preston hacia una crarretera cercana, mientras que el sasquatch, finalmente, se muere.
En el camino, se encuentran con un oficial de policía que estaba haciendo una ronda. Y explican lo que pasó a él, que llama a una ambulancia y pide refuerzos.
Después que la ambulancia lleva a Preston y Amanda, la policía se va a las casas para investigar lo que les dijo Preston. ¡Pero no hay ni rastro del sasquatch o de los humanos que él mató!
Poco después, escuchan algo caminando entre los árboles y comienzan a sentir un olor extraño... Así, al oír un gruñido, mueven las linternas hacia el lugar donde está el sonido y ven otro sasquatch en los arbustos mirándolos. Y segundos después, varios otros pares de ojos semejantes al del sasquatch son vistos brillando en la oscuridad alrededor de él.
Y la película acaba.

Nenhum comentário: