E hoje a gente também vai falar aqui sobre o seriado Sectaurs: Warriors of Symbion, lançado no Brasil com o nome traduzido de Sectaurs: os Guerreiros de Symbion.
É um seriado meio desconhecido, embora muita gente que foi criança nos anos 80 se lembre dele até hoje. E quem nunca ouviu falar nesse seriado provavelmente vai estranhar um pouco a aparência dos personagens, já que nenhum tem aspecto totalmente humano.
Por quê?
Tudo começou em 1985, quando a Coleco Industries Inc. lançou nos Estados Unidos uma coleção de bonecos chamada Sectaurs: Warriors of Symbion.
A coleção mostrava um grupo de guerreiros do bem e outro grupo de guerreiros do mal. E foi criada toda uma mitologia pra explicar quem eram aqueles personagens, qual era a história pessoal de cada um deles, qual era a personalidade de cada um deles, qual era a relação de cada um deles com os outros... Tudo isso vinha escrito no verso da caixa em que cada boneco era vendido.
Todos tinham características físicas que lembravam insetos. Mas os bonecos principais eram humanoides, enquanto outros eram insetoides grandes e pequenos.
Só abrindo um parêntesis pra explicar isso de “grande” e “pequeno”, é que os insetoides se dividem em 2 padrões de tamanho comparados com os humanoides (supondo que os humanoides têm tamanho humano): os grandes, que têm entre 3 e 4 metros (e são usados como animais de montaria dos humanoides); e os pequenos, que têm entre 1 metro e 1 metro e meio.
De acordo com a mitologia criada, cada humanoide vivia em simbiose com 1 insetoide, se comunicando com ele por telepatia (por isso que o planeta onde eles viviam se chamava Symbion).
A coleção de bonecos também foi lançada no Brasil, mas incompleta: através da Mimo Brinquedos, a Colelo distribuiu no Brasil os bonecos dos 8 humanoides principais e dos 4 insetoides pequenos. E só isso (mais ou menos a 3ª parte do que foi lançado nos Estados Unidos).
Os bonecos eram muito bem feitos, comparados com outras coleções de bonecos da época! Mas, apesar disso, a aparência deles não agradou muito, o que fez com que a coleção acabasse encalhada nas lojas de brinquedos dos Estados Unidos. E a Coleco, pra tentar salvar o produto, propôs uma parceira à Ruby-Spears Productions, uma companhia que criava desenhos animados, pedindo que a Ruby-Spears lançasse um seriado inspirado nos bonecos da coleção, pra chamar um pouco mais a atenção das crianças.
A Ruby-Spears concordou em produzir 5 capítulos experimentais. E dependendo da aceitação do público, o seriado continuaria depois disso ou não.
E assim, em 1986, foi lançado o seriado Sectaurs: Warriors of Symbion.
Na verdade, a história acabou ficando meio simples: os 5 capítulos mostram apenas os vilões indo até um lugar onde vão adquirir poder, os heróis seguindo eles pra tentar impedir (e tentando se salvar dos perigos que encontram pelo caminho) e cenas de luta quando os 2 grupos se aproximam um do outro.
O único personagem que tem a história pessoal um pouco mais desenvolvida (e assim mesmo em 1 capítulo só) é o Pinsor. Os passados dos outros são ignorados pelo seriado.
Mesmo as aventuras pelas quais os personagens passam não têm muita ligação umas com as outras. Ao longo do seriado, eles passam por aquilo, esquecem e já começam a se preocupar com a aventura seguinte.
A abertura do desenho mostra o passado de Symbion: originalmente habitado por humanos, o planeta foi completamente modificado quando um grupo de cientistas perderam o controle de uma experiência, que, aparentemente, espalhou algum tipo de energia por todo o planeta, destruindo as construções que existiam até então e alterando a estrutura física de todas as formas de vida animais e vegetais que viviam ali. E os humanos especificamente adquiriam características físicas de insetos.
Muitos anos (talvez séculos) depois desse grande abalo, 2 países mais poderosos conseguiram se formar no planeta: Shining Realm, governado pelo Príncipe Dargon...
...e Dark Domain, governado pelo General Spidrax.
E ambos eram inimigos.
A coleção de bonecos contava exatamente a mesma história. Mas dizia que Shining Realm era governado pelo Rei Markor (pai do Dargon) e Dark Domain era governado pela Imperatriz Devora.
Bom, passada a abertura, o desenho começa mostrando Shining Realm como um pequeno país formado por um grande palácio no meio de uma aldeia agrícola.
De repente, chegam ali os guerreiros de Dark Domain, liderados pelo Spidrax.
Ele chega montado num insetoide voador chamado Spiderflyer, uma tarântula grande e com asas. E abaixo dele vêm o que parecem ser os 3 membros principais das forças armadas de Dark Domain, chamados Skito, Skulk e Waspax.
O insetoide do Skito é uma aranha pequena chamada Toxcid, o do Skulk é uma aranha grande chamada Trancula e o do Waspax é uma vespa pequena chamada Winged.
E abaixo de todos eles vem uma multidão de soldados, que começam a destruir as plantações e incendiar as casas dos camponeses.
Em defesa de Shining Realm, o Dargon ataca, acompanhado por seus 3 guerreiros principais, chamados Mantor, Pinsor e Zak.
O insetoide do Dargon é uma libélula grande chamada Dragonflyer, o do Mantor é um besouro pequeno chamado Raplor, o do Pinsor é um escaravelho grande chamado Battle Beetle e o do Zak é um besouro pequeno chamado Bitaur.
Assim como na história que era contada na coleção de bonecos, aqui cada humanoide consegue conversar telepaticamente com o seu insetoide.
Ninguém percebe que o ataque do Spidrax é só pra camuflar uma tentativa de roubar um mapa do Mantor, o que o Skito consegue fazer enquanto o Dargon e os amigos dele tão distraídos.
Aquele mapa mostra a localização do Hyve...
Ninguém ali parece saber bem o que é Hyve. Mas dizem as lendas que é uma fortaleza construída pelos antigos habitantes de Symbion e que esconde segredos importantíssimos. E quem se apossar desses segredos vai ser capaz de dominar o planeta.
Enfim, vocês se lembram do Castelo de Grayskull, de He-Man and the Masters of the Universe (1983)? Então, os habitantes de Symbion acham que o Hyve é basicamente a mesma coisa.
Depois que se apossam do mapa, o Spidrax e os súditos dele fogem. E um adolescente chamado Seekor se oferece ao Dargon pra ajudar ele nas batalhas a partir dali. Mas o príncipe recusa, já que o Seekor ainda é muito jovem.
O garoto não se dá por vencido. E voa com o insetoide dele até Dark Domain pra recuperar o mapa. Mas acaba capturado pelo Waspax, enquanto o insetoide dele foge.
O Dargon e o Zak também vão até Dark Domain tentar recuperar o mapa e também voltam de mãos vazias depois de travar uma luta contra os vilões. Mas ficam sabendo que o Seekor foi feito prisioneiro do Spidrax.
Por fim, o Dargon resolve organizar uma expedição com os 3 amigos dele e seus respectivos insetoides pra ir até o Hyve, já que tudo demonstra que o Spidrax e os súditos dele tão indo pra lá.
E o Mantor diz que memorizou o mapa e pode guiar eles até lá, já que só existe 1 único caminho pro Hyve.
O desenho dá a entender que o Mantor é um sábio de Shining Realm, mas o assunto não se desenvolve.
Bom, o 1º passo é pegar um navio e atravessar um lago de águas ferruginosas. E durante a travessia, os heróis avistam e são avistados pelo navio do Spidrax, que vai mais à frente.
Pra se livrar deles, o vilão manda os súditos dele taparem os ouvidos com cera e navegarem perto de uma ilha do lago onde vive uma criatura chamada Widow, que hipnotiza as criaturas que passam por ali com a música que ela toca, amarra essas criaturas em teias e depois come elas.
Sem saber de nada disso, os guerreiros do Dargon acabam hipnotizados, jogam o navio deles contra a ilha e se deixam capturar sem resistência pela Widow.
O Dargon é imune a hipnose. Mas, na confusão, ele acabou caindo na água e ficando coberto de lama ferruginosa, o que faz com que as teias da Widow não consigam grudar no corpo dele.
Ele atira nela com uma pistola de raios paralisantes e depois solta os outros das teias.
A cena seguinte mostra eles andando numa floresta (aparentemente, eles saíram da ilha a nado e chegaram à floresta nas margens do lago).
Eles encontram o insetoide do Seekor. E conversando com ele por telepatia, o Mantor descobre que o Spidrax mantém o garoto como refém, caso o Dargon ataque.
Mais à frente, eles encontram um verme gigante cavando um túnel na direção que o Spidrax tomou. E decidem aproveitar aquele caminho pra chegar até o vilão.
Eles chegam lá, travam uma luta contra os vilões e botam eles pra correr momentaneamente.
Depois disso, o Dargon convence o garoto a ir embora com o insetoide dele. Mas a luta recomeça logo depois.
(Aqui acaba o 1º capítulo e começa o 2º)
Mais uma porradaria básica e os vilões fogem de novo.
Os heróis vão andando atrás deles. Mas são capturados por uma vespa gigante, que vai empurrando eles pra dentro do vespeiro dela e prende eles ali.
O Pinsor percebe que as larvas da vespa vão comer eles se eles ficarem ali. E assim, ele arrebenta uma parede do vespeiro, pensando em escapar por ali, sem saber que, por trás daquela parede, corria uma espécie de fonte. E assim, uma enxurrada de água sai por ali e empurra todos eles pelo vespeiro, logo fazendo eles caírem numa espécie de labirinto subterrâneo.
O Dargon e o Dragonflyer são arrastados pela água por uma das passagens do labirinto, enquanto todos os outros são arrastados por outra.
O lugar aonde o Dargon e o Dragonflyer chegam oferece a eles uma subida pra superfície em segurança. Mas o Mantor, o Pinsor, o Zak e os 3 insetoides deles são arrastados até a beira de uma cachoeira. E olhando lá pra baixo, veem que chegaram às margens de um rio de ácido.
Sem outra saída, eles são obrigados a pular em cima de um grosso tronco de árvore que tá flutuando no ácido e ir navegando por ali. Mas vendo que o tronco já tá derretendo...
Logo depois, eles veem um submarino, que aparentemente tenta resgatar eles. Mas logo eles descobrem que se trata de uma quadrilha de répteis humanoides que são traficantes de escravos. E apesar de lutarem pra se libertar, é inútil.
Nesse ponto, começamos a ver que, embora Shining Realm e Dark Domain sejam os 2 países mais desenvolvidos de Symbion, também existem algumas tribos menores vagando pelo planeta. Algumas são formadas por agricultores pacíficos, outras são formadas por bandidos e guerreiros.
Bom, os heróis capturados são levados pro mercado de escravos. E dão tanto azar que encontram o Spidrax lá, querendo comprar escravos novos. E obviamente, o vilão compra eles.
Novamente eles lutam pra se libertar e novamente é inútil. E eles são obrigados a ir com o Spidrax.
Enquanto isso, sem conseguir encontrar os amigos, o Dargon decide seguir o Spidrax sozinho. E como sabe que o vilão vai passar por um mercado de escravos ali perto pra conseguir mão de obra durante a viagem, ele vai até lá.
Quando fica sabendo do que se passou ali, o príncipe obriga os escravizadores e dizerem que rumo o Spidrax tomou, se disfarça como um dos soldados do Spidrax e vai atrás dele.
O Dargon ataca o Spidrax de surpresa e consegue soltar os amigos e fugir.
(Aqui acaba o 2º capítulo e começa o 3º)
Mais tarde, continuando a seguir os inimigos, eles chegam a um vale muito quente, onde todos ficam exaustos e precisam descansar. E então, eles param numa aldeia do vale, onde encontram uma taverna.
Os insetoides ficam lá fora e são alimentados por um humanoide chamado Ranko, que depois entra pra servir aos humanoides recém-chegados. E o Pinsor reconhece ele como um antigo trapaceiro: ele já governou aquela aldeia, mas foi deposto devido às corrupções que cometia.
Mas antes que a conversa se desenvolva, o Spidrax e os guerreiros dele invadem a taverna e capturam o Pinsor, ordenando ao Dargon que pare de seguir o Spidrax ou eles vão matar o Pinsor.
Quando os vilões vão embora junto com o refém, vemos que o Ranko se vendeu ao Spidrax e colocou uma substância na comida dos insetoides que impede o contato telepático com os humanoides.
O Dargon não desiste de resgatar o Pinsor e pede a ajuda do Ranko, que finge que vai levar eles ao outro extremo do vale (ele tentou cortar a comunicação entre os humanoides e os insetoides exatamente pra fazer eles caírem na armadilha com mais facilidade). Mas, no caminho, ele finge que torce o pé e não consegue mais andar. E diz que eles podem continuar sem ele, pois a saída do vale tá perto dali e é fácil de ser achada: é uma caverna que tá bloqueada por uma grande pedra.
Eles seguem em frente e, quando encontram a pedra, removem ela. Mas o que sai de lá é um dragão de 2 cabeças, que logo toma o rumo da aldeia (o Ranko queria que soltassem esse monstro contra a aldeia pra se vingar do povo que depôs ele).
Os heróis voltam à aldeia, derrotam o monstro e prendem o Ranko. E esse confessa que o Spidrax tomou o rumo de uma floresta perto dali.
Como agradecimento pelo salvamento da aldeia, os habitantes ensinam aos heróis um atalho pra chegar à tal floresta.
Eles localizam o lugar onde o Spidrax tá acampado e encontram o Pinsor amarrado no chão, perto da toca de um monstro que tá a ponto de comer ele.
O Battle Beetle solta ele e rola uma nova porradaria entre os heróis e os vilões, terminando com esses fugindo.
Durante a luta, eles finalmente recuperam o mapa. Mas o Skulk, de longe, atira uma flecha incandescente contra o mapa e queima ele.
Essa perda do mapa foi uma forçação de barra inútil, né? Os heróis não precisaram do mapa pra absolutamente nada até agora. A única coisa que eles fizeram foi seguir o Spidrax.
Além do mais, desde o início o Mantor disse que já tinha memorizado o mapa... Será que ele esqueceu de uma hora pra outra?
(Aqui acaba o 3º capítulo e começa o 4º)
Bom, logo depois que eles perdem o mapa, são atacados por uma feroz planta carnívora. E ela morde o Zak, envenenando ele seriamente.
Acreditando que vai morrer, ele pede aos amigos pra abandonarem ele ali e seguirem com a missão. Mas eles se recusam e decidem levar ele até uma montanha que fica na extremidade de um deserto: pelo que se sabe, existe um humanoide misterioso que vive como eremita no alto daquela montanha que conhece a cura pro tipo de veneno que infectou o Zak.
O Skulk, que se manteve a uma certa distância observando a situação, conta tudo ao Spidrax, que decide aproveitar o enfraquecimento do grupo e pegar eles de surpresa quanto tiverem no deserto.
Sabendo que o tal deserto é habitado por uma tribo de ferozes humanoides voadores chamados laser bugs, o Spidrax ataca a comunidade deles e força o líder, chamado Crawla, a se colocar a serviço dele...
Enquanto isso, com o Zak sendo transportado nas costas do Dragonflyer, os heróis entram no deserto e vão se abrigar nas ruínas de uma antiga cidade que existia ali, chamada Kornap. E então, ficamos sabendo que, na juventude, o Pinsor foi o governante de Kornap. Mas a cidade foi atacada pelo Crawla, que massacrou todo o povo junto com os laser bugs dele e destruiu todas as construções.
Embora o Pinsor tenha sido preso, barbaramente torturado e deixado pra morrer no deserto, ele foi o único que sobreviveu. Mas, sozinho e sem forças pra sobreviver naquelas ruínas com os cadáveres do povo dele espalhados por toda parte, ele se mudou pra Shining Realm pra recomeçar a vida lá.
Não demora e o Spidrax e o Crawla aparecem junto com seus respectivos súditos e atacam os heróis. Mas esses conseguem escapar. E embora os vilões não consigam matar ninguém, destroem todas as reservas de água que eles tavam levando.
No dia seguinte, devido ao calor e ao ar ácido do deserto, os heróis quase morrem de sede. E são novamente atacados pelas forças combinadas do Spidrax e do Crawla.
Eles tentam se esconder atrás de uma pedra, mas não percebem que o chão ali é oco. E quando se quebra, todos eles caem num oásis subterrâneo.
Apesar de se satisfazerem com a abundância de água que encontram, logo eles são surpreendidos por um faminto besouro gigante e o filhote dele.
Eles tentam se defender do ataque das criaturas. Mas, durante a luta, o filhote escorrega pruma espécie de abismo, fazendo o adulto parar de atacar os recém-chegados e tentar resgatar ele. E o Dargon, com pena, ajuda a salvar o filhote. E isso faz os 2 besouros pararem de atacar ele.
Depois disso, eles sobem pra superfície e continuam a viagem pra montanha. Mas, quando chegam lá, veem que vão demorar no mínimo 1 dia pra chegar ao topo. E eles não têm esse tempo, visto que o Zak já tá nos últimos suspiros.
Mas o Dargon tem uma ideia: o Battle Beetle pode agarrar o Dragonflyer, ainda com o Zak nas costas, e jogar ele com toda a força que puder na direção do topo, fazendo com que ele ganhe impulso pra voar até lá em cima mais rápido.
Eles fazem isso. Mas são atacados de novo pelas forças combinadas do Spidrax e do Crawla.
Durante a luta, o Dargon se apossa do chicote envenenado que o Spidrax carrega e fere o vilão com a própria arma dele, fazendo o Spidrax recuar e ser seguido pelos súditos dele.
Ao mesmo tempo, o Pinsor se vê mano a mano com o Crawla e domina ele. Mas, apesar do passado deles, ele se dispõe a poupar a vida do vilão se ele mandar os súditos dele recuarem a não voltarem mais a atacar eles. E ele faz isso.
Finalmente, os heróis começam a subir a montanha pra ver como ficou a situação do Zak. E quando chegam lá, veem que o tal humanoide eremita é uma mulher-besouro chamada Medicine Beetle, que já curou o Zak completamente (embora não apareça nem se explique o que ela fez).
Ela fica feliz em saber que tem alguém tentando impedir o Spidrax de chegar ao Hyve. Mas o Dargon responde que a missão deles aparentemente fracassou: do lugar onde eles tão, eles não sabem mais como chegar ao Hyve e deter o Spidrax.
A Medicine Beetle explica que tem um velho mago que pode ajudar eles chamado Shadow Master. E que ele vive sozinho numa fortaleza, aonde eles podem chegar se seguirem pro Norte. Mas ela adverte que o caminho pra lá é muito perigoso.
Sem ter outra saída, os heróis seguem pro Norte em busca desse novo aliado.
(Aqui acaba o 4º capítulo e começa o último)
Ao contrário do deserto seco que tinham encontrado daquele lado da montanha, do lado Norte eles encontram uma multidão de colinas cobertas de neve. E pelos 3 dias seguintes, seguem pro Norte.
Além de caírem do alto de uma das colinas (ninguém se machuca porque eles caem na neve), eles ainda têm que lidar com a fome. Mas o Dargon dá uma volta pelas redondezas e traz um pouco de carne pra eles... Só que o cheiro da carne atrai 2 escorpiões gigantes que, depois de lutarem contra os heróis, roubam a comida.
De qualquer forma, durante suas andanças, o Dargon avistou a fortaleza do Shadow Master e eles se encaminham pra lá.
Nesse meio tempo, o Spidrax invade a fortaleza e prende o velho mago, exigindo que ele ajude a se livrar do Dargon. E o Shadow Master, vendo que a única saída era se deixar prender junto com o Dargon pra poder ajudar ele quando o Spidrax se afastasse, finge que vai obedecer.
Assim, quando o Dargon e os amigos dele chegam à fortaleza, o Shadow Master, a pedido do Spidrax, transforma os vilões em vultos de fumaça preta. E nessa forma, eles empurram os heróis pro calabouço da fortaleza, jogando o Shadow Master lá também pouco depois, exatamente como o mago queria.
Eles já tão muito perto do Hyve e o Spidrax pode chegar lá em poucas horas. Mas o Shadow Master diz que vai mostrar aos heróis um atalho pra chegar lá antes dos vilões: ele abre uma passagem prum pequeno deserto chamado Forbidden Zone, que fica separado do Hyve por uma muralha de espinhos venenosos.
Os heróis seguem na direção da muralha, sendo atacados no caminho por árvores monstruosas que tentam comer eles. Mas o Dargon afugenta elas com fogo.
Chegando à muralha, o Pinsor e o Battle Beetle abrem um túnel no meio dela e vão sendo seguidos pelos amigos. E assim, os heróis chegam ao Hyve. Mas, pra decepção deles, o Spidrax e os guerreiros dele foram mais rápidos e já tão entrando na fortaleza.
Por dentro do Hyve, vemos que ele não é exatamente uma fortaleza, mas sim uma espécie de laboratório... Provavelmente o laboratório onde aconteceram as experiências que mudaram a Natureza do planeta.
O Dargon invade o Hyve e encontra o Spidrax e o Skulk dentro de uma das salas, começando a lutar contra eles, enquanto os outros heróis ficam do lado de fora lutando contra os outros vilões.
Durante a luta, eles atingem um painel de controle. E todo o Hyve começa a tremer e afundar.
O Spidrax e o Skulk saem correndo pra fora. Mas o Dargon fica preso quando um grande aparelho danificado cai sobre ele.
Ao ver que perdeu o Hyve, o Spidrax grita pros súditos dele recuarem e retomarem o caminho de Dark Domain, ficando satisfeito pelo menos em saber que o Dargon vai morrer quando o lugar terminar de desabar.
O Zak tenta entrar pra resgatar o Dargon, mas não consegue passar pelos corredores que tão afundando e volta pra trás. E junto com os amigos, ele fica olhando o Hyve terminar de afundar na terra, sem poder fazer nada.
O Mantor explica que o Hyve não pode ser destruído. Mas quando uma parte dele foi danificada, isso deve ter acionado um mecanismo de defesa que fez toda a construção afundar na terra pra se manter a salvo.
Os heróis lamentam e se preparam pra prestar as devidas homenagens ao Dargon pela aparente morte dele. Mas, nesse momento, o príncipe se levanta da terra, ergue a espada dele e dá vivas a Shining Realm, enquanto os amigos se juntam a ele.
E o seriado acaba.
Apesar do seriado ter tido só 5 capítulos, ele foi reprisado à exaustão no SBT no final dos anos 80.
Today we’ll talk a little about the TV series Sectaurs: Warriors of Symbion.
It’s a somewhat unfamiliar show, although many people who were children in the 1980s still remember it to this day. And if you’ve never heard of this show, you’ll probably look a little strange about the characters’ appearance, because none of them look totally human.
Why?
It all started in 1985, when Coleco Industries Inc. launched in the States a line of actions figures called Sectaurs: Warriors of Symbion.
The line featured a group of warriors of good and another group of warriors of evil. And a whole mythology was created to explain who those characters were, what their personal stories were, what their personalities were, what their relationship to each other was all about... You could read that on the box in which each figure was sold.
They all had physical characteristics resembling insects. But the main figures were humanoids, while the others were huge and small insectoids.
Just by briefly explaining what “huge” and “small” insectoids mean...
Insectoids divide into 2 size patterns compared to humanoids (assuming humanoids are human sized): huge insectoids, which are around 3 and 4 meters huge (and are used as humanoids’ mount animals); and small insectoids, which are around 1 meter and 1 and a half meters.
According to the mythology created, each humanoid lived in symbiosis with his pet insectoid, communicating with it by telepathy (which is why the planet where they lived was called Symbion).
The line of figures was also launched in Brazil, but incomplete: through Mimo Brinquedos, Colelo distributed in Brazil the figures of the 8 main humanoids and the 4 small insectoids. And that was all.
The figures were very well made compared to other collections of that same time! But in spite of that, their insect looks didn’t please much. This is what caused the line to end up a bit abandoned in toy stores in the States. And Coleco, trying to save its product, proposed a partner to Ruby-Spears Productions, a company that produced cartoons. They asked Ruby-Spears to launch an animated series based on the figures of the collection to attract the kids a bit more.
Ruby-Spears agreed to produce 5 experimental episodes. And depending on public acceptance, the show would continue after that or not.
And so, in 1986, TV series Sectaurs: Warriors of Symbion was released.
In fact, the result was a rather simple story: the 5 episodes show only the villains going to a place where they’ll gain power, the heroes follow them to try to prevent it (and try to save themselves from the dangers they encounter by way) and we see fight scenes as the 2 groups approach each other.
Pinsor is the only character who has a little more development in his personal story (and yet in 1 episode only). The other characters’ pasts are ignored.
Even the adventures the characters go through don’t have much to do with each other. They go through that, forget that and are already worrying about the next adventure.
The cartoon opening shows Symbion’s past: originally inhabited by humans, the planet was completely modified when a group of scientists lost control of an experiment that apparently spread some kind of energy all over the planet, destroying its buildings and altering the physical structure of all animal and plant life forms that lived there. And humans specifically acquired physical characteristics of insects.
Many years (perhaps centuries) after this devastating shaking, 2 powerful countries were able to arise on the planet: Shining Realm, ruled by Prince Dargon, and Dark Domain, ruled by General Spidrax. And both were enemies.
The line told the exact same story. But it explained that Shining Realm was ruled by King Markor (Dargon’s father) and Dark Domain was ruled by Empress Devora.
Well, after the opening, the cartoon begins showing Shining Realm as a small country formed by a large palace in the middle of an agricultural village.
Suddenly, the Dark Domain warriors arrive there, led by Spidrax.
He arrives mounted on a flying insectoid named Spiderflyer, a large winged tarantula. And under him we see what appear to be the 3 main members of the Dark Domain military, named Skito, Skulk and Waspax.
Skito’s insectoid is a small spider named Toxcid, Skulk’s isectoid is a huge spider named Trancula and Waspax’s insectoid is a small wasp named Winged.
And under them all we see a multitude of soldiers, who are beginning to destroy the crops and burn down the peasants’ houses.
In defense of Shining Realm, Dargon attacks, accompanied by his 3 main warriors: Mantor, Pinsor and Zak.
Dargon’s insectoid is a huge dragonfly named Dragonflyer, Mantor’s insectoid is a small beetle named Raplor, Pinsor’s insectoid is a huge beetle named Battle Beetle and Zak’s insectoid is a small beetle named Bitaur.
As in the story told in the line, here every humanoid can talk telepathically with his insectoid.
Nobody realizes that Spidrax’s attack is just to camouflage an attempt to steal a map kept by Mantor. And Skito can do that while Dargon and his friends are busy.
That map shows the location of the Hyve...
Nobody there seems to know exactly what Hyve is. But legends say this is a fortress built by the ancient inhabitants of Symbion and it hides very important secrets. And whoever gets hold of these secrets will be able to take over the planet.
Anyway, do you remember Grayskull Castle in He-Man and the Masters of the Universe (1983)? Well, Hyve is supposed to be basically the same thing.
After they get hold of the map, Spidrax and his subjects flee. And a teenager named Seekor asks Dargon to help him in the battles from now. But the prince refuses, because Seekor is still too young.
The lad doesn’t give up. And he flies his insectoid to Dark Domain to retrieve the map. But he ends up captured by Waspax while his insectoid flees.
Dargon and Zak also go to Dark Domain to try to retrieve the map and they also return with nothing in hands after a fight against the villains. But they learn that Seekor is now a prisoner of Spidrax.
Finally, Dargon decides to organize an expedition with his 3 friends and their respective insectoids to go to Hyve, because everything shows Spidrax and his subjects are going there.
And Mantor says he memorized the map and he can guide them there, because there’s only 1 way to Hyve.
Their adventure is beginning...
Vediamo i personaggi principali di Sectaurs: Warriors of Symbion (1986).
DARGON→ Principe di Shining Realm.
Lui ha come animale domestico un mostro volante chiamato Dragonflyer.
Dargon e i suoi amici Mantor, Pinsor e Zak cercano di impedire a Spidrax di raggiungere Hyve seguendoli attraverso un lago di acque arrugginite.
Lui è immune all’ipnosi. Ma quando i suoi amici sono ipnotizzati da Widow, durante il caos lui finisce per cadere in acqua e farsi coprire il corpo di fango arrugginito. E questo rende le ragnatele di Widow incapaci di prendersi al suo corpo.
Dargon le spara con una pistola a raggi paralizzante e poi libera gli altri dalle sue ragnatele.
Più tardi, mentre cercano di sfuggire all’attacco di un mostro, Dargon e Dragonflyer si separano accidentalmente dai loro amici.
Incapace di trovare i suoi amici, il principe decide di seguire Spidrax da solo. E siccome sa che il cattivo passerà un vicino mercato di schiavi per ottenere forza lavoro durante il suo viaggio, lui ci va.
Dargon scopre che i suoi amici sono stati arrestati e venduti in schiavitù a Spidrax. E lui costringe gli schiavisti a dire dove va Spidrax. Si maschera da soldato di Spidrax e lo segue.
Dargon attacca Spidrax di sorpresa e riesce a liberare i suoi amici e fuggire.
MANTOR→ Il grande saggio di Shining Realm.
PINSOR→ Il guerriero più anziano e con le conoscenze più pratiche sui territori di Symbion.
Quando Dargon e i suoi amici si fermano in una taverna per riposare, Spidrax e i suoi guerrieri irrompono nella taverna e catturano Pinsor. E comandano a Dargon di smettere di seguirli. Altrimenti, uccideranno Pinsor.
Spidrax si accampa in una foresta. E lascia Pinsor legato a terra vicino alla tana di un mostro che sta per divorarlo.
Ma i suoi amici riescono a liberarlo dopo alcune difficoltà.
ZAK→ Il più giovane guerriero nel gruppo di Dargon.
Durante il loro viaggio, Dargon e i suoi amici vengono attaccati da una feroce pianta carnívora, che morde Zak, avvelenandolo seriamente.
Credendo che morirà, lui supplica i suoi amici di lasciarlo lì e proseguire la loro missione. Ma loro si rifiutano di farlo. E decidono di portarlo su una montagna ai margini di un deserto: così si dice, c’è un misterioso umanoide che vive come un eremita in cima a quella montagna che conosce la cura per il tipo di veleno che ha infettato Zak.
SPIDRAX→ Dittatore di Dark Domain.
Spidrax vuole entrare in possesso di Hyve, una fortezza dove crede che ci siano grandi segreti nascosti. E lui pensa che attraverso questo dominerà l’intero Pianeta Symbion.
I suoi servi principali sono Skito, Skulk e Waspax.
Mentre attraversano un lago di acque arrugginite nel loro cammino verso Hyve, gli eroi si avvistano e vengono avvistati dalla nave Spidrax che li precede.
Per sbarazzarsene, il malvagio comanda ai suoi sudditi di coprire le orecchie con cera e di navigare vicino a un’isola lacustre dove vive una creatura di nome Vedova (lei controlla la mente delle creature che passano lì con la musica che suona, lega queste creature insieme nelle sue ragnatele e poi le divora).
Il piano per sbarazzarsi degli eroi non funziona. E i guerrieri di Dargon e Spidrax si combattono ancora alcune volte dopo.
Qualche tempo dopo, Spidrax attraversa un mercato di schiavi, desiderando acquistare più lavoratori per lui. E vede che Mantor, Pinsor, Zak e i loro animali domestici sono stati catturati. E sono in vendita nel mercato degli schiavi. E Spidrax li compra come schiavi, ovviamente.
Loro combattono per liberarsi, ma è inutile. E sono costretti ad andare con Spidrax. Ma Dargon li salva non molto tempo dopo.
Sapendo che gli eroi passeranno attraverso un villaggio nel mezzo di un deserto, Spidrax lascia il suo alleato Ranko in guardia.
Ranko ha già governato quel villaggio, ma è stato deposto a causa delle corruzioni che aveva commesso. E ora gestisce una taverna, mentre vuole vendicarsi della gente del villaggio, perché l’hanno deposto.
Quando gli eroi arrivano lì, i loro animali restano fuori e vengono nutriti da Ranko. E lui mette una sostanza nel cibo per animali che impedisce il loro contatto telepatico con gli eroi.
Dopo che Pinsor è stato catturato, Ranko finge di portare gli eroi all’estremità della valle (ha cercato di interrompere la comunicazione degli umanoidi e dei loro insetti esattamente per farli cadere più facilmente nella trappola). Ma lungo la strada, lui fa finta che il suo piede sia ferito e quindi non può più camminare. E dice che possono andare avanti senza di lui, perché l’uscita della valle è vicina e facile da trovare: è una grotta che è bloccata da una grande roccia.
Così, quando loro trovano la pietra, la rimuovono. Ma quello che viene fuori è un drago di 2 teste, che presto prende il corso del villaggio (Ranko voleva che scatenassero questo mostro contro il villaggio per vendicarsi).
Gli eroi tornano al villaggio, sconfiggono il mostro e arrestano Ranko. E questo confessa che Spidrax ha seguito il corso di una foresta nelle vicinanze.
SKITO→ Il più spregevole dei guerrieri di Spidrax.
Durante un attacco contro Shining Realm, lui riesce a rubare una mappa che mostra la posizione di Hyve.
SKULK→ Il guerriero di Spidrax che ha l’aspetto più mostruoso.
Mentre gli eroi inseguono Spidrax, recuperano la mappa rubata da Skito. Ma Skulk lo brucia con una freccia incandescente.
WASPAX→ Il comandante dei soldati di Spidrax.
Vamos a ver los personajes principales de Sectaurs: Warriors of Symbion (1986).
DARGON→ Príncipe de Shining Realm.
Cuando su amigo Zak es envenenado por una planta carnívora, Dargon y sus amigos Mantor y Pinsor se dirigen a una montaña en un desierto donde, según se dice, vive una ermitaña que puede curarlo.
Depositan a Zak en la espalda de Dragonflyer, la mascota de Dargon. Y así, siguen adelante.
De repente, Spidrax y Crawla aparecen junto con sus respectivos soldados y atacan a los héroes. Pero estos pueden escapar. Y aunque los villanos no puedan matar a nadie, destruyen todos los suministros de agua que tenían.
Al día siguiente, debido al calor y al aire ácido del desierto, los héroes casi se mueren de sed. Y nuevamente son atacados por las fuerzas combinadas de Spidrax y Crawla.
Intentan esconderse detrás de una roca, pero no se dan cuenta de que el suelo allí está hueco. Y cuando se rompe, todos se caen en un oasis subterráneo.
Aunque están satisfechos con la abundancia de agua que encuentran, pronto se sorprenden con un escarabajo gigante y su hijo hambriento.
Intentan defenderse del ataque de las criaturas. Pero durante la pelea, el menor se cae en una especie de abismo, lo que hace que el adulto deje de atacar a los recién llegados e intente rescatarlo. Y Dargon, con pena, ayuda a salvarlo. Y eso hace que los 2 escarabajos dejen de atacarlo.
Después de eso, suben a la superficie y continúan el viaje hacia la montaña. Pero cuando llegan allí, ven que les tomará al menos 1 día llegar a la cima. Y no tienen ese tiempo, porque Zak ya está en sus últimos suspiros.
Pero Dargon tiene una idea: Battle Beetle, la mascota de Pinsor, puede agarrar Dragonflyer, aún con Zak en su espalda, y lanzarlo tan fuerte como pueda hacia la cima. Eso hará que gane impulso para volar más rápido allí.
Ellos lo hacen. Pero son atacados nuevamente por las fuerzas combinadas de Spidrax y Crawla.
Durante la pelea, Dargon se apodera del látigo envenenado de Spidrax y lastima al villano con su propia arma, haciendo que Spidrax se retire y sea seguido por sus súbditos.
Finalmente, los héroes comienzan a escalar la montaña para ver cómo resultó la situación de Zak. Y cuando llegan allí, ven que la tal ermitaña es una mujer-escarabajo llamada Medicine Beetle, que ha curado a Zak por completo.
Ella se alegra de saber que alguien está tratando de evitar que Spidrax llegue a Hyve (una fortaleza donde Spidrax cree que hay grandes secretos ocultos que él puede usar para dominar todo el Planeta Symbion). Pero Dargon responde que aparentemente ya no pueden hacerlo: desde donde están no saben cómo llegar a Hyve y detener a Spidrax.
Medicine Beetle explica que hay un viejo mago que puede ayudarlos llamado Shadow Master. Y que vive solo en una fortaleza, a la que pueden llegar si van al Norte. Pero ella advierte que el camino es muy peligroso.
Sin otra salida, los héroes se dirigen al Norte en busca de ese nuevo aliado.
Después de enfrentar más problemas y dificultades, Dargon ve la fortaleza de Shadow Master y ellos se dirigen hacia allí. Pero cuando Dargon y sus amigos llegan a la fortaleza, Shadow Master, a petición de Spidrax, convierte a los villanos en figuras de humo negro. Y de esa forma, empujan a los héroes a la mazmorra de la fortaleza, arrojando a Shadow Master dentro también poco después, justo como el mago quería (al ver que tenía que dejarse arrestar junto a Dargon para poder ayudarlo cuando Spidrax se alejase, Shadow Master fingió que estaba obedeciendo a Spidrax).
Ya están muy cerca de Hyve. Y Spidrax puede llegar allí en unas pocas horas. Pero Shadow Master dice que les mostrará a los héroes un atajo para llegar antes que los villanos: abre un pasaje a un pequeño desierto llamado Forbidden Zone, que está separado de Hyve por un muro de espinas venenosas.
Los héroes se dirigen hacia el muro, siendo atacados en el camino por árboles monstruosos que intentan devorarlos. Pero Dargon los expulsa de allí con fuego.
Al llegar al muro, Pinsor y Battle Beetle abren un túnel allí y son seguidos por sus amigos. Y así, los héroes llegan a Hyve. Pero para su decepción, Spidrax y sus guerreros fueron más rápidos y ya están entrando en la fortaleza.
Dargon invade a Hyve y encuentra a Spidrax y Skulk dentro de una de las habitaciones. Y comienza a luchar contra ellos mientras los otros héroes se quedan afuera luchando contra los otros villanos.
Durante la pelea, golpean un panel de control. Y todo el Hyve comienza a temblar y hundirse.
Spidrax y Skulk salen corriendo. Pero Dargon se atasca cuando un gran dispositivo dañado se cae sobre él.
Después de que Hyve se hunde, los héroes lloran y se preparan para pagarle a Dargon el debido respeto por su aparente muerte. Pero en ese momento, el príncipe se levanta de la tierra, levanta su espada y da vítores a Shining Realm. Y sus amigos se unen a él.
MANTOR→ El gran sabio de Shining Realm.
Cuando Hyve comienza a hundirse en la tierra, Mantor explica que ese edificio no puede ser destruido. Pero cuando una parte se dañó, eso debe haber activado un mecanismo de defensa que hizo que todo el edificio se hundiera en el suelo para mantenerse a salvo.
PINSOR→ El más viejo de los amigos de Dargon.
Durante su viaje, los héroes entran en un desierto y se refugian en las ruinas de una antigua ciudad que existía allí, llamada Kornap. Y luego supimos que durante la juventud de Pinsor él era el gobernante de Kornap. Pero la ciudad fue atacada por Crawla, quien masacró a todas las personas junto con sus laser bugs. Y destruyó todos los edificios.
Aunque Pinsor fue arrestado, salvajemente torturado y dejado para morir en el desierto, fue el único que sobrevivió. Pero, solo y sin la fuerza para sobrevivir en esas ruinas con los cadáveres de su gente dispersos por todas partes, se mudó a Shining Realm para reanudar su vida allí.
Mientras cruzan el desierto para salvar a Zak, Pinsor se encuentra cara a cara con Crawla y domina al villano. Pero a pesar de su pasado, está dispuesto a perdonar Crawla si él les dice a sus súbditos que se retiren. Y él lo hace.
ZAK→ El más joven de los amigos de Dargon.
Zak está mortalmente herido por una planta carnívora. Pero sus amigos lo llevan a Medicie Beattle, quien lo cura.
En la batalla final, cuando Hyve comienza a hundirse, Zak intenta entrar allí para rescatar a Dargon, pero no puede caminar por los corredores que se hunden y regresa. Y junto con sus amigos, ve a Hyve terminar de hundirse en la tierra, incapaz de hacer nada.
SPIDRAX→ Dictador de Dark Domain.
Cuando Spidrax descubre que Zak está herido y sus amigos cruzarán un desierto donde pretenden curarlo, Spidrax decide aprovechar el debilitamiento del grupo y matarlos por sorpresa mientras están en el desierto.
Sabiendo que este desierto está habitado por una tribu de feroces humanoides voladores llamados laser bugs, Spidrax ataca a su comunidad y obliga a su líder, Crawla, a ponerse a su servicio.
Aunque Spidrax realize varios ataques contra los héroes en asociación con Crawla, no puede matar a nadie.
Después de eso, Spidrax invade la fortaleza de Shadow Master y arresta al viejo mago, exigiéndole que los ayude a deshacerse de Dargon. Pero eso tampoco produce grandes resultados.
En la batalla final, cuando Hyve comienza a hundirse en la tierra, Spidrax comprende que ha perdido la guerra. Y grita a sus súbditos que se retiren y retomen el camino de Dark Domain. Pero al menos le complace saber que Dargon se morirá cuando el lugar termine de hundirse.
SKITO→ El más despreciable de los guerreros Spidrax.
SKULK→ El guerrero Spidrax con aspecto más monstruoso.
WASPAX→ El comandante de los soldados Spidrax.
Até Dezembro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário