domingo, 20 de agosto de 2017

MONSTROS VOADORES 1



Oi!!!

Hoje a gente vai começar aqui no blog uma série sobre filmes de terror com monstros voadores. E pra começar, a gente vai dar uma olhada no telefilme Curse of the Talisman, lançado no Brasil com o título traduzido de A Maldição do Talismã.
É um filme muito pouco lembrado. Até porque visivelmente não chamou muita atenção nem ao menos na época em que foi lançado.
A última cena deixa uma porta aberta pruma continuação. Mas obviamente nunca rolou.
O herói principal foi interpretado pelo ator Jesse Spencer, que na época já tinha 21 anos, apesar do personagem ser um adolescente.
Curse of the Talisman foi escrito pelo Duncan Kennedy e dirigido pelo Colin Budds.
O filme foi produzido nos Estados Unidos e filmado na Austrália. E estreou nos Estados Unidos em Janeiro de 2001.
Curse of the Talisman começa em Yorkshire, na Inglaterra, no ano 1100, mostrando uma cidade em chamas e sendo atacada por várias figuras voadoras monstruosas.
Entram os créditos, com desenhos medievais de padres enfrentando demônios alados.
Então, vemos uma escola dos Estados Unidos encerrando o expediente num dia comum, no final de Outubro de 2001.
Entre os alunos, vemos 2 rapazes chamados Darryl e Jeremy e 1 garota chamada Fiona saindo da escola e se despedindo na saída.
Enquanto isso, no porto perto dali, chegam 25 caixotes mandados pelo Museu York, com um conteúdo pra ser exibido no Museu Elmsford. E vemos que o Museu York fica em Yorkshire...
Um padre observa a situação de longe sem dizer nada.
Os documentos dos caixotes dizem que eles contêm talismãs com correntes.
Os carregadores decidem abrir os caixotes e ‘se apropriar’ de alguma coisa com a qual possam ganhar algum dinheiro. E veem que os caixotes transportam estátuas de pedra de monstros...
...e uma caixa de ferro com alguns objetos pequenos dentro.
Na verdade, um desses carregadores, chamado Emmanuel, tem uma loja de muamba. E o Jeremy trabalha como atendente ali.
Assim, quando ele chega lá no dia seguinte, o Emmanuel pede pro garoto guardar uma das estátuas e a caixa que ele roubou na casa dele por alguns dias.
O Jeremy fica na dúvida. Mas, com medo de perder o emprego, concorda. E esconde tudo no porão da casa dele.
Um dos objetos que tavam dentro da caixa era um misterioso talismã em forma de monstro.
E quando pega o talismã pra olhar melhor, o Jeremy se espeta ali sem querer e uma gota do sangue dele acaba caindo na boca do monstro.
No mesmo instante, a estátua no porão dele começa a tremer...
À noite, aquele padre vai até o Museu Elmsford e pede pra falar com o diretor. Ele diz que se chama Gareth e quer conversar sobre uma peça que eles receberam naquele dia. Mas o diretor diz que ainda nem teve tempo de desempacotar as peças, pois acabaram de ser levadas pra dentro do museu. E pede pro padre voltar no dia seguinte.
A partir daí, o Jeremy passa a ter sonhos estranhos, com figuras monstruosas meio indistintas voando ao redor dele na escuridão.
Na manhã seguinte, ele vê que tem um bicho estranho escondido embaixo da escada do porão da casa dele.
O Jeremy fica sem entender como a criatura chegou ali, já que as janelas tão todas fechadas. Mas logo vê que o bicho saiu de dentro da estátua, que agora tá despedaçada no chão.
Ele conta ao Darryl o que aconteceu e leva ele pra ver. E na verdade os 2 nem conseguem ver propriamente a criatura, já que ela se esconde no canto mais escuro embaixo da escada. Mas eles supõem que aquilo é um morcego que ficou preso dentro da estátua e acabou hibernando ali.
Eles decidem não contar nada a ninguém e usar o suposto morcego como mascote na festa da Halloween, que vai ser em poucos dias.
Ao mesmo tempo, o Gareth volta ao museu e pergunta se alguém viu um talismã em forma de monstro, mostrando inclusive um desenho do tal talismã (sim: aquele que foi parar na casa do Jeremy). Mas o diretor do museu afirma que nunca viu aquilo na vida dele. E o padre explica que, se o talismã tiver se perdido, não tem problema. Mas se ele tiver perto das estátuas e passar por uma determinada situação, isso vai despertar uma maldição que vai matar todos ali!
Pelas reações de um dos empregados do museu (o carregador que violou os caixotes junto com o Emmanuel), o Gareth vê que ele sabe de alguma coisa. E quando sai do museu, consegue fazer o cara abrir a boca, através de um suborno.
No dia seguinte, quando o Jeremy já tá fechando a loja, o Gareth chega lá querendo falar com o Emmanuel. Mas, como ele já saiu, o padre deixa o celular dele com o Jeremy e pede pro Emmanuel entrar em contato com ele urgentemente.
O Jeremy continua mantendo o suposto morcego naquele canto do porão, pensando em criar ele como um bichinho de estimação. Mas começa a mudar de ideia quando vê que a criatura vai ficando agressiva. E o bicho acaba fugindo pouco depois.
Na mesma noite, ele ataca um ferro velho e mata os cães de guarda que ficavam lá, chegando também a atacar o vigia.
O Gareth vai falar com o cara, que afirma que a criatura que ele viu tinha chifres, asas e fogo nos olhos.
Ele volta à loja do Emmanuel pra falar com ele sobre o talismã. E diz que paga qualquer coisa pra obter ele, pois a cidade toda pode ser destruída dependendo de que fim tenha levado o talismã. E o Emmanuel manda ele voltar no dia seguinte, já que o Jeremy ficou com o talismã e o Emmanuel vai mandar ele devolver no dia seguinte.
Só que, enquanto isso, o Jeremy empresta o talismã pra Fiona, pra ela usar na festa de Halloween.
De qualquer forma, o Emmanuel quer que o Jeremy devolva a caixa a ele no dia seguinte. E xeretando a caixa naquela noite, o Jeremy encontra um misterioso livro escrito em Latim, com desenhos de monstros voadores destruindo cidades medievais e também do talismã que ele emprestou à Fiona.
De noite, o monstro se mostra ao Emmanuel na loja e mata ele. E na manhã seguinte, a véspera do Halloween, quando o Gareth vai lá e encontra o cadáver dele, entende que a coisa já saiu de controle...
Enquanto isso, o Jeremy leva o livro pro professor de História dele ver. E o professor diz que aquilo é um livro escrito na Inglaterra, no final do século XV. E parece descrever um exército de monstros alados que mataram todos os habitantes de uma cidade.
Isso aconteceu porque alguém daquela cidade invocou forças sobrenaturais maléficas, derramando sangue de alguma forma. E o mestre daqueles monstros, 5 noites depois do derramamento de sangue, acordou os outros monstros e destruiu a cidade onde o sangue foi derramado.
Quando o Jeremy fica sabendo da exposição no museu, ele entende o que tá havendo e corre pra lá. E ele conta tudo ao pessoal do museu. Mas, obviamente, ninguém acredita nele.
Aí ele liga pra Fiona, mas vê que ela saiu pra festa de Halloween. Então, ele corre pra festa, onde encontra o Darryl e a Fiona.
Só que o monstro também chega lá voando logo depois. E quando vê o talismã pendurado no pescoço da Fiona, a criatura começa a voar atrás dela!
O Jeremy, o Darryl e a Fiona conseguem entrar num carro e fugir pra longe dali. Mas a criatura vai voando atrás deles.
Depois de uma fuga com muita dificuldade e de até tentar usar contra o monstro um aparelho de choque elétrico que o Darryl usava pra segurança, o Jeremy conclui que o monstro quer o talismã pra fazer os outros monstros acordarem e destruírem a cidade. E se eles jogarem o talismã fora ou esconderem ele em algum lugar, a criatura vai pegar o talismã e usar do mesmo jeito.
Então, ele lembra que ficou com o telefone do Gareth e liga pro padre. E esse já parece saber mais ou menos o que tá havendo quando atende o telefone.
O Jeremy tem uma ideia: eles podem atrair o monstro prum laboratório que fica afastado da cidade e é cercado por uma tela de alta resistência e prender a criatura ali. Ela vai pegar o talismã. Mas, se não puder sair de dentro do laboratório, também não vai acordar os outros monstros.
Eles deixam o talismã dentro de uma sala do laboratório e conseguem fazer o que pretendiam. Só que eles acabam tendo a ideia de explodir a sala onde o monstro foi preso pra matar ele. E a explosão joga a criatura pra fora do laboratório junto com o talismã em vez de destruir ela.
O Gareth diz que ainda dá pra resolver o problema se eles quebrarem as outras estátuas antes que elas acordem. Mas não podem perder tempo. E eles correm pro museu.
No caminho, o Gareth explica aos garotos o que são essas criaturas: por volta de 1400 (embora a 1ª cena mostre o que parece ter sido o 1º ataque das criaturas em 1100), os alquimistas, católicos conservadores e satanistas ingleses fizeram uma aliança pra punir as sociedades dominadas pela corrupção, decidindo que as gárgulas deveriam vir à vida pra cumprir essa missão. E aparentemente, submeteram algumas centenas de gárgulas a uma magia que proporcionou isso.
O Gareth passou a vida estudando essas gárgulas. E pela última informação que teve, elas tinham sido destruídas no século XVIII. Mas algumas poucas escaparam. E entre essas, as que tão em exposição do museu da cidade.
Quando chegam no museu, o Darryl tenta distrair o guarda enquanto os outros entram. Mas o guarda percebe que mais alguém entrou no museu e deixa o Darryl algemado numa cadeira enquanto vai dar uma olhada.
O Gareth começa a destruir algumas das estátuas com uma barra de ferro. Mas o monstro que tá com o talismã chega lá. E agora não vai dar tempo de acabar com todas as estátuas assim.
O guarda tenta enfrentar a gárgula, mas acaba morto por ela. Mas o monstro acaba deixando cair o talismã. E o Jeremy pega ele.
Enquanto isso, o Gareth se lembra que, de acordo com as lendas, as gárgulas são derrotadas quando são molhadas com água benta. Mas quando ele vai jogar água benta no monstro, a criatura derruba ele.
Depois, a gárgula avança no Jeremy e toma o talismã dele. E aí finalmente ela começa a fazer uma magia pra soltar as outras.
Nesse momento, o Jeremy lembra que o que os católicos chamam de “água benta” é qualquer água que teja presente quando um padre dá uma bênção. E o teto todo do museu tem um sistema de rociadores de incêndio instalado ali.
Assim, o Jeremy e a Fiona acionam esse equipamento e fazem a água cair do teto, enquanto todas as gárgulas tão voando na direção deles. E o Gareth, apesar de ferido, dá a bênção à água, transformando todos os monstros em estátuas de pedra.
Mas eles não percebem que uma das gárgulas, a original, se abrigou dentro de uma caixa e não foi molhada pela água. E assim, quando o Jeremy fecha a água, ela ataca!
Mas o Jeremy consegue fazer ela cair no chão molhado e ser transformada em pedra pela água benta. E depois, estoura a criatura contra o chão.
Poucos dias depois, quando o Jeremy, o Darryl e a Fiona tão saindo da escola, o Gareth passa ali, dizendo que acabou de receber alta do hospital e tá passando ali pra se despedir deles.
Depois disso, ele pega um taxi e comenta com o taxista que ainda tem muito o que fazer. E em seguida, ele pega o talismã, abre um estojo e bota o talismã lá dentro. Só que dentro do estojo tem 8 encaixes. E 4 desses encaixes já tão ocupados com outros talismãs iguais.
O Gareth põe o talismã num dos encaixes vazios. Mas deixa claro que ainda falta encher os outros 3 encaixes...
E o filme acaba assim.

Today we’ll start a series about horror films with flying monsters. And the 1st one will be the telefilm Curse of the Talisman.
This movie is a little less than forgotten. Even because it didn’t get much attention, not even at the time it was released.
The last scene evidently expected a sequel. But this has never happened to this day.
The main hero was portrayed by actor Jesse Spencer. At that time, he was already 21, although his character was still a teenager.
The screenwriter was Duncan Kennedy and the director was Colin Budds.
Curse of the Talisman was produced in the States and filmed in Australia. It debuted in the States in January 2001.
The film begins in Yorkshire, England, in 1100. And it shows a burning town being attacked by several monstrous flying figures…
Credits. And at the same time we see medieval drawings showing priests facing winged demons.
Then we see an American school closing the doors on an ordinary day in late October 2001.
Among the students, we see 2 lads named Darryl and Jeremy and 1 girl named Fiona leaving the school and saying goodbye at the exit.
Meanwhile, in a nearby port, 25 crates arrive sent by the York Museum, in Yorkshire. The content is to be displayed at the Elmsford Museum.
A priest quietly watches the situation from far.
The documents on the crates say they contain metal objects.
The workers decide to open the crates and get something which they can earn some money with. And they see the crates carry stone statues of monsters and also an iron box with some small objects inside.
Actually, one of these workers, named Emmanuel, has a smuggling shop. And Jeremy works there as an attendant.
So when the lad gets there the next day, Emmanuel asks him to keep one of the statues and the box he stole at his house for a few days.
Jeremy is in doubt. But he’s also afraid of losing his job. And so he agrees to hide everything in his basement.
One of the objects inside the box is a mysterious monster-shaped talisman. And when Jeremy holds the talisman to look at it better, he hurts himself unintentionally and a drop of his blood falls into the monster’s mouth.
Instantly, the statue in his basement begins to tremble…
At night, that priest goes to the Elmsford Museum and asks to talk to the director. He says his name is Gareth and he wants to talk about a collection they received that day. But the director says he hasn’t even had time to unpack the pieces because they’ve just been taken into the museum. And he asks the priest to return the next day.
From then, Jeremy begins to dream about monstrous and indistinct figures flying around him in the darkness.
In the morning, he that there’s a strange creature hidden under the stairs of his basement.
Jeremy can’t understand how it got there, because all the windows are closed. But soon he sees the beast came out from inside the statue, which is now shattered on the floor.
He tells Darryl what happened there and takes him to see the beast. Well, actually both can’t even exactly see the creature, because it hides in the darker corner under the stairs. But they assume it’s a bat that had been trapped inside the statue and then it ended up hibernating in there.
They decide not to tell anyone and use the supposed bat as a mascot at the Halloween party, which will happen in a few days.
Bad idea…

En Curse of the Talisman (2001), un museo está mostrando una colección medieval de estatuas de monstruos. Y un cura llamado Gareth va allí y pregunta si alguien vio un talismán en forma de monstruo, mostrándoles hasta mismo un diseño de dicho talismán. Pero el director del museo afirma que nunca lo ha visto en su vida. Y el padre explica que, si el talismán se ha perdido, no hay problema. Pero si está cerca de las estatuas y si pasa por una determinada situación, ¡eso despertará una maldición que matará a todos allí!
Por las reacciones de uno de los empleados del museo, Gareth ve que él sabe de algo. Y cuando sale del museo, puede hacer que el hombre confiese, a través de un soborno, que un contrabandista llamado Emmanuel robó el talismán que él está buscando. Y él tiene una tienda de contrabando.
Al día siguiente, Gareth se va a la tienda. Encuentra al balconista Jeremy y le pide para hablar con Emmanuel. Pero él ya salió. Y el cura deja su número de celular con Jeremy y le pide que Emmanuel entre en contacto con él urgentemente.
El no sabe que Jeremy tomó una de las estatuas robadas por Emmanuel a su casa. Y un animal monstruoso salió de dentro de la estatua y se huyó.
En la misma noche, el monstruo ataca un depósito de chatarra, mata a los perros guardianes que estaban allí y también ataca al vigilante.
Gareth va a hablar con el hombre, que afirma que el ser que él vio tenía cuernos, alas y fuego en sus ojos.
El vuelve a la tienda de Emmanuel para hablar con él acerca del talismán. Y dice que paga cualquier cosa para obtenerlo, pues la ciudad toda puede ser destruida dependiendo del destino que el talismán haya tenido. Y Emmanuel le manda volver al día siguiente, porque Jeremy se quedó con el talismán y Emmanuel mandará que lo traiga.
Pero, mientras tanto, Jeremy presta el talismán a su amiga Fiona, para que ella lo lleve en la fiesta de Halloween.
De todos modos, Emmanuel quiere que Jeremy devuelva el objeto a él al día siguiente. Y Jeremy encuentra un misterioso libro escrito en Latín que Emmanuel había robado junto con el talismán. Y allí, ve dibujos de monstruos voladores destruyendo ciudades medievales y también del propio talismán.
Por la noche, el monstruo se muestra a Emmanuel en su tienda y lo mata. Y a la mañana siguiente, la víspera de Halloween, cuando Gareth va allí y encuentra el cadáver, entiende que la situación ya ha salido de control...
Mientras tanto, Jeremy decide mostrar el libro a su profesor de Historia. Y el profesor dice que es un libro escrito en Inglaterra, al final del siglo XV. Y el texto parece describir un ejército de monstruos alados que mataron a todos los habitantes de una ciudad.
Cuando Jeremy se entera de la exposición en el museo, entiende lo que está ocurriendo y corre hacia allí. Y cuenta todo a los empleados del museo. Pero, obviamente, nadie cree en él.
Entonces él llama a Fiona, pero ella salió a la fiesta de Halloween. Entonces, él corre a la fiesta, donde la encuentra con Darryl.
Pero el monstruo también llega allí volando. Y cuando ve el talismán colgado del cuello de Fiona, intenta agarrarla.
Jeremy, Darryl y Fiona consiguen entrar en un auto y huir para lejos de allí. Pero el monstruo los persigue.
Después de una fuga con mucha dificultad, hasta mismo intentan a usar contra el monstruo un aparato de choque eléctrico que Darryl usaba para seguridad. Pero Jeremy concluye que él quiere el talismán para hacer los otros monstruos despertar y destruir la ciudad. Y si ellos lanzan fuera el talismán o si ocultan el objeto en alguna parte, el monstruo va a coger el talismán y usarlo de la misma manera.
¿Qué hacer ahora?

In Curse of the Talisman (2001), conosciuto in Italia come La Maledizione del Talismano, intorno al 1400, gli alchimisti, i cattolici conservatori ed i satanisti inglesi hanno fatto un’alleanza per punire le società corrotte. Hanno deciso che le gargolle dovrebbero vivere per compiere questa missione. E apparentemente, hanno sottoposto alcune centinaia di gargolle ad un incantesimo per farlo.
Il Padre Gareth ha trascorso la sua vita studiando queste gargolle. E secondo le ultime informazioni che ha avuto, esse sono state distrutte nel secolo XVIII. Ma alcune sono state trasformate in statue di pietra. E tra queste, alcune sono esposte in un museo.
Ora lui, Jeremy, Darryl e Fiona vengono inseguiti dalla gargolla principale, che vuole il loro talismano magico per liberare le altre.
Jeremy ha un’idea. Possono imprigionare il mostro in un laboratorio lontano dalla città. Otterrà il talismano. Ma se non può uscire dal laboratorio, non sveglierà gli altri mostri.
Lasciano il talismano in una stanza di laboratorio e possono fare quello che vogliono. Ma finiscono per avere l’idea di esplodere la stanza dove il mostro è per ucciderlo. Però l’esplosione lancia la creatura fuori dal laboratorio insieme al talismano invece di distruggerla.
Gareth dice che è ancora possibile risolvere il problema se rompono le statue prima della trasformazione. Ma non possono perdere tempo. E corrono al museo.
Quando arrivano lì, Darryl tenta di distrarre la guardia mentre gli altri entrano. Ma la guardia nota che qualcun altro è entrato nel museo e lascia Darryl ammanettato in una sedia mentre va via.
Gareth comincia a distruggere alcune delle statue con un pezzo di ferro. Ma il mostro con il talismano arriva. E ora non avranno il tempo di distruggere tutte le statue così.
La guardia cerca di affrontare la gargolla, ma finisce morto. Però il mostro perde il talismano. E Jeremy lo prende.
Nel frattempo, Gareth ricorda che, secondo le leggende, le gargolle sono sconfitte quando sono bagnate con acqua santa. Ma quando va usare l’acqua santa contro il mostro, la creatura lo colpisce.
Poi la gargolla attacca Jeremy e afferra il suo talismano. E infine comincia a fare una magia per liberare le altre.
In questo momento, Jeremy ricorda una cosa: ciò che i cattolici chiamano “acqua santa” è tutta l’acqua che è presente quando un sacerdote dà una benedizione. E l’intero soffitto del museo ha un impianto antincendio installato lì.
Così, Jeremy e Fiona attivano questa apparecchiatura e fanno cadere l’acqua dal soffitto, mentre tutte le gargolle stanno volando verso loro. E Gareth, anche se ferito, dà la benedizione all’acqua, trasformando tutti i mostri in statue di pietra.
Ma non si rendevano conto che la gargolla principale è alloggiata all’interno di una scatola e non è stata bagnata dall’acqua. E così, quando Jeremy interrompe l’acqua, essa attacca!
Ma Jeremy riesce a farla cadere al pavimento bagnato. E questo la trasforma in pietra. E poi esplode la creatura contro il piso.
Pochi giorni dopo, quando Jeremy, Darryl e Fiona stanno lasciando la scuola, Gareth va a parlare con loro. Dice che è appena stato licenziato dall’ospedale ed è lì per salutarli.
Dopo questo, prende un tassì. E commenta con il tassista che ha ancora molto lavoro da fare. E poi prende il talismano, apre un caso e mette il talismano in esso. Ma all’interno del caso ci sono 8 spazi. E 4 sono già occupati con altri talismani uguali.
Gareth mette il talismano in uno degli spazi vuoti. Ma lui chiarisce che gli altri 3 sono ancora mancanti...
E così finisce.

Até!

2 comentários:

Anônimo disse...

Jesse Spencer novinho e sem camisa, tremendo fan service ;-)

Leo Natura disse...

Raridade, né?rs